Sinônimos
Neurossífilis.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
A neurossífilis (NS) designa todas as formas de comprometimento do sistema nervoso central (SNC) causadas pela bactéria Treponema pallidum. Em pacientes imunocompetentes, ocorre principalmente no estádio terciário da sífilis (embora suceda em outros estádios), acometendo apenas 10% dos pacientes com infecção primária não tratada.

Interpretação
O VDRL no líquor tem baixa sensibilidade e alta especificidade. O FTA-ABS pode ser positivo pela passagem de anticorpos por difusão do sangue para o LCR em pacientes com sífilis. Em pacientes HIV-positivos e em pacientes com clínica neurológica de sífilis, o exame do LCR deverá considerar que alterações na contagem de células e na dosagem de proteínas isoladamente poderão ser atribuídas ao comprometimento neurológico do vírus HIV.
A presença de uma reação de VDRL reagente em qualquer título é considerada como diagnóstico de neurossífilis. O resultado deve ser interpretado juntamente com a clínica apresentada pelo paciente, os exames de imagem, os exames laboratoriais séricos e os exames de citologia, proteína, eletroforese de proteínas e Imunofluorescência para sífilis no LCR além de avaliação da barreira hemato encefálica. Se o tratamento for eficaz os títulos de VDRL devem diminuir.

Prazo de Liberação
1 dia úteis.

× Agende seu exame