Sinônimos
Normograma de Reiber.

Amostra biológica
Liquor e sangue (soro).

Indicação
A barreira hematoencefálica (barreira sangue-cérebro) é uma estrutura que atua principalmente para proteger o sistema nervoso central de substâncias químicas presentes no sangue, permitindo ao mesmo tempo a função metabólica normal do cérebro.A dosagem dos níveis de albumina no LCR são usados principalmente para avaliar a integridade da barreira hematoencefálica. O grau de permeabilidade pode ser avaliado dosando a albumina no LCR e soro ao mesmo tempo, juntamente com as imunoglobulinas IgG, IgM e IgA. O reibergrama é indicado em quadros Meningites, Esclerose Múltipla, Síndrome de Guillain-Barré, entre outros.

Interpretação
Os intervalos de referência das frações IgG, IgA e IgM, derivadas do sangue no LCR (intervalos 1 e 2) inclui entre linhas de discriminação hiperbólica superior e inferior. As curvas hiperbólicas superiores (linhas grossas) do intervalo de referência representam as linhas de discriminação Qlim (Lim do limite) entre derivados do cérebro e derivados do sangue frações de imunoglobulina no LCR. Valores acima de QLim representam frações intratecais (IF) em porcentagem da concentração total de LCR como IgG (IF), IgA (IF) ou IgM (IF).
Os diagramas representam cinco intervalos:
(1) = normal;
(2) = puro sangue-LCR disfunção da barreira (isto é, redução do turnover do liquor);
(3) = intratecal síntese de Ig com um turnover reduzido do liquor;
(4) = intratecal síntese de Ig sem alteração no turnover do liquor. Valores abaixo da linha hiperbólica inferior, na faixa 5, indica uma falha metodológica.

Os diagramas para IgG, IgA e IgM devem ser organizados um ao outro referindo-se ao quociente de albumina comum para facilitar o reconhecimento dos padrões de imunoglobulina relacionados à doença.

Prazo de Liberação
7 dias úteis.

× Agende seu exame