Sinônimos
Doença de Creutzfeldt-Jakob.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
Auxílio diagnóstico de demências, diagnóstico de doença de Creutzfeldt-Jakob e acompanhamento de mielites.

Interpretação
A presença de proteína 14.3.3 no liquor de pacientes com demência progressiva sugere a presença de doença de Creutzfeldt-Jakob. Níveis da proteína podem estar associados a pior prognóstico de mielite transversa aguda. Adicionalmente, a presença pode ser indicadora de mau prognóstico em patologias desmielinizantes, como a esclerose múltipla.
Nos quadros demenciais rapidamente progressivos, uma das hipóteses é a doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), cujo diagnóstico é baseado no quadro clínico, achados de exames de imagem (RM) e eletroencefalograma (EEG).
O liquor geralmente é normal, entretanto a proteína 14.3.3 e a enolase neurônio-específica podem ser encontradas em níveis mais elevados nos quadros clínicos de DCJ.
A proteína 14.3.3 é o marcador mais estudado, entretanto atualmente tem sido visto com cautela, em função de resultados falso-negativos associados à evolução da doença, principalmente na fase inicial ou na fase tardia. Pode estar aumentada em outras doenças neurológicas, sendo considerado um marcador de lesão neuronal, e não como um marcador específico para DCJ.

Prazo de Liberação
15 dias úteis.

× Agende seu exame