Sinônimos
PCR em tempo real.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
O Vírus Varicela zoster (VZV) é o agente etiológico da Varicela (catapora) e do Herpes zoster. Após a primo infecção que ocorre na infância, o VZV permanece latente nas raízes nervosas sensoriais por toda a vida.
Em pacientes imunodeprimidos pode ocorrer a reativação viral. Quando ocorre reativação, o vírus migra para a pele e causa erupções cutâneas dolorosas que podem seguir o trajeto do dermátomo acometido.
Após a resolução do quadro, alguns indivíduos podem apresentar dor contínua. Além disso, a reativação do VZV pode levar a um largo espectro de manifestações clínicas como dor radicular autolimitada e acometimento do sistema nervoso central.
As manifestações clínicas incluem dor e parestesia incialmente, com posterior erupção vesicular. Durante a doença aguda, 90% dos pacientes apresentam dor e 12% têm sintomas semelhantes a infecção por influenza (influenza-like).
Pacientes imunocomprometidos podem apresentar a evolução desfavorável com infecção disseminada, pneumonite, hepatite e encefalite.

Interpretação
O vírus da Varicella Zoster (VZV) pertence a classe dos alphaherpesvirus que causam a catapora. Durante a infecção primária, eles se tornam latentes, no nervo craniano e gânglio da raiz dorsal. A reativação do vírus latente pode acarretar manifestações neurológicas sem erupção eritematosa vesicular.
A reação em cadeia da polimerase (PCR) é reconhecida como método padrão ouro para diagnóstico viral das infecções do sistema nervoso central e melhor conduta clínica.

Prazo de Liberação
5 dias úteis.

× Agende seu exame