Sinônimos
PCR em tempo real.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
Em revisão realizada em 2018 foram identificados 66 artigos. A sensibilidade da PCR no liquor para neurossífilis definida variou entre 40% e 70% e especificidade entre 60% e 100% entre os estudos. O ensaio PCR mais comumente dirigido Tp47, que teve uma sensibilidade global de 68% e uma especificidade de 91,9%.

Interpretação
A pesquisa do DNA de T. pallidum pode ser utilizada no diagnóstico da sífilis nas suas fases primária e secundária, nas quais há lesões cutâneas ou em mucosas, mas sua maior utilidade é no diagnóstico da sífilis primária.
A lesão primária é usualmente detectada de 10 a 90 dias após exposição e as lesões secundárias aparecem de 6 semanas a 6 meses após a lesão primária, caso não seja implementado tratamento antimicrobiano. Como a quantidade de T. pallidum no cancro primário reduz-se progressivamente no curso natural da doença, o ideal é que na suspeita de sífilis primária sejam solicitadas a pesquisa do agente na lesão (cancro) e a sorologia.
Na fase inicial do cancro a sensibilidade da PCR pode atingir 95,3%, enquanto aquela da sorologia com antígenos treponêmicos não ultrapassa 75%.
Na fase final do cancro, a PCR tem menor sensibilidade, mas a sorologia com antígenos treponêmicos tem sensibilidade de 95%.

Prazo de Liberação
12 dias úteis.

× Agende seu exame