Sinônimos
PCR em tempo real.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa que pode ser uma das principais causas de morte em regiões onde a nutrição e o saneamento são limitados. O início da doença ocorre com tosse, febre e linfadenopatia, aproximadamente 2 semanas após a exposição.
O diagnóstico geralmente é feito quando a erupção cutânea aparece. Manchas de Koplik podem ser vistas precocemente na mucosa bucal. As complicações do sarampo podem se desenvolver em crianças que parecem ter funções imunológicas normais.
A infecção persistente do sistema nervoso central pelo vírus do sarampo é reconhecida como causadora da panencefalite esclerosante subaguda (SSPE). A SSPE é uma complicação tardia e rara do sarampo com uma incidência de aproximadamente 1 por 100.000 casos. A SSPE é uma doença progressiva, geralmente fatal, que ocorre mais frequentemente em crianças entre 5 e 14 anos. O início é insidioso e progressivo.
O período de incubação do sarampo agudo até o início dos sintomas neurológicos varia de vários meses a muitos anos.

Interpretação
O PCR tem sensibilidade de 85% e especificidade de 98%. Amostras para a realização do PCR devem ser colhidas até o 5º dia de início do exantema (preferencialmente nos primeiros 3 dias).

Prazo de Liberação
6 dias úteis.

× Agende seu exame