Sinônimos
PCR em tempo real.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
Mycoplasma pneumoniae é uma bactéria transmitida através de gotículas e causa infecção do trato respiratório superior, faringite e traqueobronquite, particularmente em crianças. Aproximadamente 20% dos casos de pneumonia adquirida na comunidade são causados pelo Mycoplasma pneumoniae. O sistema nervoso central e as manifestações cardíacas são as complicações extrapulmonares mais frequentes. A doença geralmente é autolimitada, embora tenha sido relatada doença grave em pacientes imunocomprometidos.
O diagnóstico das infecções do sistema nervoso central é realizado pela demonstração da presença de anticorpos específicos produzidos por via intratecal. A interpretação dos resultados pode ser complicada por baixos níveis de anticorpos encontrados no líquido cefalorraquidiano (LCR), transferência passiva de anticorpos do sangue e contaminação por meio de punções contaminadas com sangue. A interpretação dos resultados do LCR deve considerar as razões de anticorpos séricos do LCR para o agente infeccioso.

Interpretação
A detecção de DNA de Mycoplasma pneumoniae tem utilidade na elucidação diagnóstica de pneumonias, particularmente em adultos jovens. O método, realizado por PCR em tempo real, é capaz de detectar menos de dez cópias de M. pneumoniae por reação. Tomando como base os resultados da detecção molecular de M. pneumoniae por PCR, a sorologia realizada no sétimo dia após o início dos sintomas e a feita na fase de convalescença têm, respectivamente, 42-89% e 83-100% de sensibilidade.

Prazo de Liberação
20 dias úteis.

× Agende seu exame