Sinônimos
Pesquisa de John Cunningham vírus, Pesquisa de polioma vírus, Pesquisa de BKV.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
Detecção de DNA dos vírus JC (John Cunningham vírus) e BK no sistema nervoso central. A suspeita clínica e a possibilidade de se realizar o diagnóstico definitivo e precoce de uma infecção por poliomavírus são fundamentais para definir a sua terapêutica e prognóstico.
Os vírus JC e BK podem causar infecção no sistema nervoso central como encefalites e leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP).
O vírus BK acomete principalmente crianças. Aproximadamente 90% dos pacientes pediátricos já entrou em contato com o vírus BK até os 5 anos de idade. O trato urinário é acometido com maior frequência e pode causar cistite hemorrágica, nefropatias e câncer de bexiga.

O vírus JC é um poliomavírus (gênero Polioma), da família Papovaviridae, não envelopado. Possui capsídeo icosaédrico e contém pequena e circular dupla fita de DNA.
A infecção primária ocorre na primeira infância, com uma prevalência superior a 80%. O vírus é latente, mas pode reativar-se em pacientes imunossuprimidos, especialmente aqueles com AIDS. O JCV é reconhecido como o agente etiológico da leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP), uma doença desmielinizante fatal do sistema nervoso central.
O vírus JC pode infectar qualquer célula dos mamíferos. Entretanto, a replicação viral é restrita a células da glia e células linfóides da linhagem B, devido à limitação intranuclear específica da célula que irá promover o tropismo do vírus.
A transmissão do vírus JC não é totalmente compreendida, aproximadamente 80 a 90% da população adulta possui anticorpos específicos contra o vírus JC. A infecção ocorre durante a infância e, geralmente, não há manifestação clínica, podendo ocorrer inflamação do trato respiratório superior.

Interpretação
O vírus do polyoma de JC é a causa de leucoencefalopatia multifocal progressiva (PML), uma doença neurológica comum em pacientes imunossuprimidos. Este teste detecta o DNA do vírus de JC Polyoma. A detecção do vírus em pacientes com AIDS e em outros pacientes comprometidos severamente imunes pode indicar a doença. A dosagem dos anticorpos no soro não são úteis em PML, porque os anticorpos são comuns na população geral. O JCV pode também ser detectado na urina de 3% de mulheres grávidas, mas não é associado com a doença.
O exame histológico do tecido da biópsia cerebral pode revelar alterações patológicas características localizadas principalmente em oligodendrócitos e astrócitos. A detecção do DNA do JCV por PCR (gene-alvo, antígeno T grande) nas amostras de líquido cefalorraquidiano de pacientes com suspeita de infecção por PML substituiu a necessidade de tecido de biópsia para diagnóstico laboratorial. É importante ressaltar que o teste de PCR é específico sem cruzamentos. reação com o vírus BK, um poliomavírus intimamente relacionado.

Prazo de Liberação
17 dias úteis.

× Agende seu exame