Sinônimos
Pesquisa de HHV4 por PCR.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
Está indicada em casos suspeitos de síndrome de fadiga crônica e após transplantes.

O Vírus Epstein-Barr (EBV) é o principal agente etiológico da mononucleose infecciosa, estando relacionado também a quadros de pneumonites, hepatites, uveítes e alguns tipos de linfomas bem como de carcinoma nasofaríngeo.
O Epsten-Barr virus pertence à família do vírus herpes, sendo linfotrópico e epiteliotrópico. Embora o EBV infecte mais de 90% da população mundial, raramente é patogênico em indivíduos saudáveis. O EBV é transmitido por contato com secreções corpóreas, principalmente da orofaringe. A maioria dos pacientes é assintomática e, grande parte dos adultos, possui evidência sorológica de infecção prévia.
O período de incubação é de 1 a 2 meses e, os pacientes sintomáticos costumam relatar odinofagia, mal-estar, mialgia, febre, fadiga, anorexia, náuseas sem vômitos. Nos portadores com problemas imunológicos, como HIV/AIDS e transplantados, o EBV é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças linfoproliferativas. O EBV também influi na patogênese de várias doenças benignas e malignas, incluindo mononucleose infecciosa, doença de Hodgkin, outros linfomas que não de Hodgkin e carcinoma nasofaríngeo. Os pacientes com doenças relacionadas com EBV têm frequentemente níveis elevados de EBV nas células sanguíneas, no soro ou no plasma.

Interpretação
O vírus Epstein-Barr é o agente etiológico da mononucleose infecciosa além de ter associação com o desencadeamento de certas neoplasias. É transmitido através de secreção orofaríngea. Em pacientes imunocompetentes, a infecção é geralmente assintomática sendo controlada devido à forte resposta imune por células T. Nos pacientes transplantados e imunossuprimidos, é causa de uma entidade potencialmente fatal, conhecida como doença linfoproliferativa pós-transplante (PTLD). A detecção do DNA do EBV é de grande importância nesse grupo de pacientes para diagnóstico e monitorização do tratamento. A técnica PCR em tempo real é o método mais sensível e específico para a detecção desse agente infeccioso.

Prazo de Liberação
5 dias úteis.

× Agende seu exame