Sinônimos
Meningite viral.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
Os enterovírus são um grupo de vírus RNA da família Picornaviridae. Esses vírus foram inicialmente classificados pelo sorotipo como poliovírus (3 tipos), echovírus (31 tipos, incluindo os tipos 22 e 23, que agora são classificados como parechovírus), coxsackievírus A (23 tipos), e coxsackievírus B (6 tipos). Entretanto, estudos genômicos demonstraram que há uma diferença significante nas características biológicas dos diferentes sorotipos e mais recentemente enterovírus isolados agora são chamados com números consecutivos (Ex: EV68, EV69).
O sítio normal da replicação dos enterovírus é o trato gastrointestinal onde a infecção é tipicamente subclínica. Entretanto, em uma proporção de casos, os vírus podem invadir outros órgãos, causando manifestações sistêmicas, incluindo doença respiratória leve (Ex: Gripe comum); conjuntivite; doenças das mãos, pés e boca; meningite asséptica; miocardite; e paralisia flácida aguda. Coletivamente, os enterovírus são a causa mais comum de doença de trato respiratório alto em crianças. Complementando, os enterovírus são a causa mais comum de doença do Sistema Nervoso Central (SNC); eles contabilizam quase todos os vírus recuperados em cultura viral de líquido cefalorraquidiano. A diferenciação dos enterovírus de outros vírus e bactérias que causam doença do SNC é importante para o manejo clínico e médico adequado desses pacientes.
A detecção do ácido nucléico dos enterovírus por PCR é o método diagnóstico mais sensível para o diagnóstico de infecção do SNC causada por esses vírus.

Interpretação
O diagnóstico de infecção por enterovírus não deve se basear exclusivamente em resultado positivo neste teste, mas precisa, como qualquer quadro infeccioso, da conjunção dos dados laboratoriais com clínicos para estabelecer diagnóstico. Um resultado negativo neste teste apenas indica que no material colhido havia ausência de material genômico de enterovírus.

Prazo de Liberação
3 dias úteis.

× Agende seu exame