Sinônimos
Pesquisa de Toxoplasmose.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
A neurotoxoplasmose é causada pelo Toxoplasma gondii. Após a fase aguda da infecção, o protozoário pode persistir no organismo através de cistos latentes presentes em diversos tecidos inclusive dentro do sistema nervoso central.
Em paciente imunossuprimidos como os infectados pelo HIV, idosos debilitados e pacientes com doenças crônicas pode ocorrer a liberação do T.gondii ocasionando encefalite. As lesões expansivas presentes nos exames de imagem de pacientes infectados por HIV possuem como causa mais comum a neurotoxoplasmose.
Em pacientes adultos a forma sistêmica mais comum é a linfoadenite que pode ser acompanhada de sintomas inespecíficos: cefaleia, fadiga e mialgia.
Em recém-nascidos pode ocorrer a toxoplasmose congênita que apresenta como características a hidrocefalia, calcificações cerebrais, a coriorretinite e, de modo menos comum, a microcefalia.
O risco de transmissão da toxoplasmose é menor durante o primeiro trimestre (até 25%) e maior no último trimestre de gestação (até 65%). Porém a infecção durante o primeiro trimestre de gestação é mais grave.

Interpretação
A pesquisa de anticorpos anti-Toxoplasma gondii no liquor é útil para o diagnóstico de neurotoxoplasmose. Relacionar achado com a clínica e exames de imagem do paciente. Se houver a necessidade de um exame confirmatório, sugere-se o PCR para Toxopasmose.

Prazo de Liberação
12 dias úteis.

× Agende seu exame