Sinônimos
Taenia solium.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
A cisticercose é causada por infecção com a forma larvar (cisticercose) da tênia da carne de porco, Taenia solium. Um resultado de teste negativo não exclui o diagnóstico de neurocisticercose, particularmente se apenas uma única lesão cerebral estiver presente. A sensibilidade do teste aumenta de 50% ou menos para um cisto cerebral solitário a mais de 90% se 3 ou mais cistos estiverem presentes. Anticorpos de outras infecções parasitárias, particularmente os resultados do Western blot são assim recomendados.
Exame utilizado na complementação diagnóstica de cisticercose. O homem é o hospedeiro definitivo da Taenia solium e pode ser hospedeiro intermediário pela ingestão de água ou verduras foliáceias contaminadas, por ovos ou proglotes, desenvolvendo a forma mais grave, que é a cisticercose.

Interpretação
Este é um teste qualitativo para detecção de anticorpos IgG específicos contra antígenos da Taenia solium, o agente causador da cisticercose. A presença de qualquer uma das bandas glicoprotéicas, com peso molecular de 50, 42-39, 24, 21, 18 e 14 kilodaltons é interpretada como resultado positivo. Entretanto, um resultado positivo sem reatividade para as bandas 50 e 42-39 pode ser devido a reações cruzadas com outros anticorpos, especialmente na equinococose. Nestes casos, recomenda-se a pesquisa anticorpos de classe IgG contra Echinococcus, por Western-Blot. O diagnóstico inequívoco de infecção do sistema nervoso central pode ser feito pela demonstração de produção intratecal de anticorpos específicos. Entretanto, a interpretação dos resultados deve levar em conta os baixos níveis de anticorpos encontrados no liquor, transferência passiva de anticorpos do sangue e contaminação por acidentes de punção.

Prazo de Liberação
20 dias úteis.

× Agende seu exame