Sinônimos
Pesquisa de Anticorpos para Taenia solium.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
A cisticercose é causada por infecção com a forma larvar (cisticercose) da tênia da carne de porco, Taenia solium. Um resultado de teste negativo não exclui o diagnóstico de neurocisticercose, particularmente se apenas uma única lesão cerebral estiver presente. A sensibilidade do teste aumenta de 50% ou menos para um cisto cerebral solitário a mais de 90% se 3 ou mais cistos estiverem presentes. Anticorpos de outras infecções parasitárias, particularmente os resultados do Western blot são assim recomendados.
Exame utilizado na complementação diagnóstica de cisticercose. O homem é o hospedeiro definitivo da Taenia solium e pode ser hospedeiro intermediário pela ingestão de água ou verduras foliáceias contaminadas, por ovos ou proglotes, desenvolvendo a forma mais grave, que é a cisticercose.

Interpretação
A técnica de ELISA (ensaio imunoenzimático) presta-se com adequação a pesquisa de anticorpos anti-cisticerco presentes no LCR. Esses anticorpos podem ter sido produzidos dentro ou fora SNC. Podemos definir por uma ou outra situação baseada no índice de produção de anticorpos de Reiber e Felgenhauer caso tenha-se a suspeita de transferência passiva de imunoglobulinas para o espaço sub-aracnóide. Caso os índices apresentem valores aumentados sinalizando a imuno produção local, os resultados são compatíveis com diagnóstico de neurocisticercose.

Prazo de Liberação
42 dias úteis.

× Agende seu exame