Sinônimos
Proteína Beta-Amiloide (Peptídeo 1- 42 e 1-40); Proteínas Tau e Proteína Tau-fosforilada.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
A utilização de biomarcadores da Doença de Alzheimer (DA) foi incluída nos novos critérios de diagnóstico de investigação consensuais de DA, défice cognitivo ligeiro (DCL) e DA pré-clínica.

Interpretação
A doença de Alzheimer apresenta características neuropatológicas centrais: a formação de placas amilóides e de emaranhados neurofibrilares.
Com base nesse processo, biomarcadores dosados em amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR) foram propostos por refletir esses processos.
São eles: o peptíteo beta amilóide 1-42 (BA42), a proteína tau fosforilada na treonina 181 (pTau) e a proteína tau total (tTau).
Sua dosagem é proposta como ferramenta na avaliação da presença da patologia da doença de Alzheimer in vivo, assim como outros biomarcadores de neuroimagem (p. ex: tomografia por emissão de pósitrons).
A interpretação conjunta das dosagens de BA42, pTau e tTau em LCR auxilia na diferenciação da patologia da doença de Alzheimer de outras patologias neurológicas.
A relação p-Tau181/Abeta42 fornece excelente concordância com a tomografia por emissão de pósitrons amilóide (PET) para avaliar a presença de deposição de amiloide em pacientes com Doença de Alzheimer.
Recentemente, o uso desses biomarcadores foi incluído como critério no consenso diagnóstico (em pesquisa) da doença de Alzheimer, comprometimento cognitivo leve devido a DA e DA pré-clínica, propostos pelo National Institute on Aging and Alzheimer’s Association Research Framework.
A Alzheimer’s Association desenvolveu critérios de uso apropriados para orientar o uso seguro e ideal do teste do LCR para a detecção da patologia da DA no processo de diagnóstico. O uso de testes de biomarcadores no LCR pode ser indicado para os seguintes grupos de pacientes:
1) Pacientes com declínio cognitivo subjetivo considerados de risco aumentado para DA;
2) Pacientes com CCL persistente, progressivo e inexplicável;
3) Pacientes com sintomas que sugerem possível DA;
4) MCI ou demência com início em idade precoce (menos de 65 anos);
5) Pacientes que atendem aos critérios clínicos básicos para DA provável com idade típica de início;
6) Pacientes cujo sintoma dominante é uma mudança de comportamento (por exemplo, síndrome de Capgras, delírios paranóides, delirium inexplicável, sintomas combativos e depressão) e onde o diagnóstico de DA está sendo considerado.
Em última análise, a decisão de iniciar o teste do LCR para avaliação de suspeita de DA também é baseada no julgamento clínico de provedores especializados e na apresentação individual do paciente.
As alterações patológicas associadas à DA são refletidas por um aumento nas concentrações de t-Tau e p-Tau e redução dos níveis de BA42 no LCR. A redução dos níveis de BA42 corre com o reflexo da patologia amilóide e a elevação de pTau como reflexo da patologia tau, ambas alterações patológicas associadas à doença de Alzheimer.
A elevação da tTau como biomarcador de neurodegeneração. A relação pTau/BA42 fornece melhor concordância com a tomografia de emissão de pósitron amilóide (PET amilóide) quando comparada a BA42, pTau e tTau individualmente.

Valor de Referência
TAU TOTAL:
21 a 50 anos…….: 47,00 a 225,00 ng/L
51 a 70 anos…….: 116,00 a 370,00 ng/L
Acima de 71 anos…: 170,00 a 512,00 ng/L

Beta amilóide 42:
21 a 50 anos…….: 610,00 a 974,00 ng/L
51 a 70 anos…….: 562,00 a 1018,00 ng/L
Acima de 71 anos…: 567,00 a 1027,00 ng/L

Beta amilóide 40:
Beta-amilóide é o principal constituinte das placas amilóides observadas no cérebro de pacientes com Doença de Alzheimer. É produto da clivagem da proteína precursora amilóide. O peptídeo beta-Amilóide 1-40 é o mais abundante no LCR (aproximadamente 60%) com concentrações entre 4.000 a 22.000 ng/L, enquanto o peptídeo beta-Amilóide 1-42 é o mais frequentemente associado a patologia da Doença de Alzheimer. Estudos recentes mostraram resultados discordantes de peptídeo beta-Amilóide 1-42 por inteferentes pré-analíticos e/ou variações individuais (produtor normal, alto e baixo). A mensuração da razão beta-Amilóide 42/40 permite normalizar as leituras para cada paciente independente de sua origem ou diferenças fisiológicas.

Índice de Beta Amilóide 42 / Beta amilóide 40:
Nota: A realização da razão 42/40 é atualmente recomendada, entretanto os valores referenciais variam de acordo com os estudos.
O valor de referência para o kit utilizado é > 0,1 para pacientes normais.

TAU Fosforilada:
18 a 44 anos…….: 19,66 a 45,67 ng/L
45 a 77 anos…….: 35,84 a 66,26 ng/L

Prazo de Liberação
22 dias úteis.

× Agende seu exame