Sinônimos
HCG.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
A gonadotrofina coriônica humana (HCG) é um hormônio glicoproteico constituído por 2 subunidades (alfa e beta). Durante a gestação, é secretado inicialmente pelo trofoblasto e depois pelo córion e placenta. Pode também ser produzido por alguns tipos de tumores, como pulmão, testículo, mama, próstata, mola hidatiforme e coriocarcinoma. A dosagem da subunidade beta (beta HCG) no liquor pode ser útil no estadiamento e seguimento dessas neoplasias.

Interpretação
A medição de HCG é usada como adjuvante no diagnóstico de tumores de células germinativas. A presença de HCG no líquido cefalorraquidiano (LCR) é sugestiva de presença de tumor. Os germinomas puros estão associados a baixas concentrações de HCG no soro e no líquido cefalorraquidiano (LCR). Um subconjunto de tumores de células germinativas não-generomatosas contém células gigantes sincitiotrofoblásticas.
Esses tumores estão associados a concentrações de HCG moderadamente aumentadas (<1.000 UI / L) no soro e / ou no LCR, e a taxa de sobrevida em pacientes que sofrem desses tumores é pior do que a de pacientes com germinomas puros. Em contraste, os coriocarcinomas, outro subgrupo de tumores de células germinativas não-generomatosos, estão associados a concentrações muito altas de HCG (> 1.000 UI / L) tanto no soro quanto no LCR. A quantificação do HCG no LCR pode ser importante para orientar o tratamento e monitorar a resposta ao tratamento desses tumores.

Prazo de Liberação
10 dias úteis.

× Agende seu exame