Sinônimos
Fístula liquórica, rinorreia.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
O diagnóstico de rinorreia ou otorreia do líquido cefalorraquidiano (LCR) (vazamento de LCR para o nariz ou canal auditivo, geralmente como resultado de traumatismo cranioencefálico, tumor, malformação congênita ou cirurgia) costuma ser difícil de confirmar. As análises químicas tradicionais (por exemplo, glicose, proteína, lactato) não são tão confiáveis.
Os estudos radiográficos, especialmente aqueles envolvendo a injeção de corantes ou compostos radiográficos, são caros e podem apresentar riscos adicionais para o paciente.

Interpretação
A transferrina que migra na fração eletroforética beta-1 (transferrina beta-1) é encontrada na maioria dos fluidos corporais. A transferrina beta-2 é uma variante específica do LCR da transferrina e é usada como um marcador endógeno de vazamento do LCR. A beta-2 transferrina é formada pela perda de ácido siálico devido à presença de neuraminidase no sistema nervoso central. A transferrina beta-2 também foi chamada de transferrina específica do LCR e proteína tau. O diagnóstico e a localização imediatos facilitam as decisões apropriadas e diminuem o risco de meningite.

Prazo de Liberação
17 dias úteis.

× Agende seu exame