Sinônimos
Antígeno carcinoembriogênico.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
O antígeno carcinoembrionário é uma glicoproteína pertencente ao grupo dos antígenos oncofetais. Suas concentrações estão aumentadas no câncer colorretal (aproximadamente 70%), pancreático (55%), gástrico (50%), pulmão (45%), mama (40%).
Tal como acontece com outros marcadores tumorais, há uma série de doenças benignas, como cirrose, enfisema pulmonar e pólipos retais, que podem apresentar altas concentrações desse marcador.
Os indivíduos fumantes geralmente têm concentrações mais altas do que os não fumantes.
Sua mensuração é realizada fundamentalmente no seguimento pós-operatório, para avaliar a reação pós-tratamento e identificar a recorrência de câncer colorretal e outros tumores em que suas concentrações são altas, como nos carcinomas de mama, pulmão e pâncreas.

Interpretação
O antígeno carcinoembrionário (CEA) normalmente está presente no líquido cefalorraquidiano (LCR) em concentrações muito baixas. Elevações no CEA sérico podem causar transferência passiva para o LCR. Tumores do cérebro, especialmente tumores metastáticos, podem elevar o CEA no LCR.
Valores elevados são observados em aproximadamente 60% dos pacientes com carcinomatose meníngea.
Embora o ensaio pareça ser específico para adenocarcinoma e carcinoma espinocelular, os valores aumentados de antígeno carcinoembrionário (CEA) no líquido cefalorraquidiano (LCR) não são observados em todos os pacientes com esses tumores no cérebro.

Prazo de Liberação
5 dias úteis.

× Agende seu exame