Sinônimos
Arranhadura do gato.

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
A infecção por Bartonella henselae é associada à doença da arranhadura do gato, à angiomatose bacilar, à peliose hepática e à síndrome da bacteremia febril.
A infecção por Bartonella quintana foi associada a febre de trincheira e angiomatose bacilar em indivíduos HIV positivos e negativos.
A reatividade cruzada de IgG entre B. henselae e B. Quintana pode ocorrer em qualquer título; no entanto, as espécies infectantes normalmente terão o maior título de IgG. A reatividade cruzada de IgM entre as duas espécies é limitada e tipicamente não é observada.
A Bartonella henselae pode causar 3 formas clínicas de doença, duas delas mais graves, reconhecidas como doenças oportunistas no início da epidemia de AIDS. A terceira forma clínica é denominada doença da arranhadura do gato, sendo benigna, autolimitada, caracterizada por linfadenite regional subaguda, ocorrendo após inoculação cutânea por arranhadura ou mordedura de gato.

Interpretação
A Bartonella hanselae é um bacilo gram-negativo de difícil cultivo, sendo a sorologia com pesquisa de IgG e IgM uma maneira eficaz de se fazer o diagnóstico.
O diagnóstico da infecção do Sistema Nervoso Central pode ser interpretado demonstrando a presença de anticorpos específicos produzidos intratecalmente. No entanto, a interpretação dos resultados é dificultada pelo baixo nível de anticorpos presentes no LCR, pela transferência passiva de anticorpos provenientes do sangue e pela contaminação com o sangue no momento da punção.

Prazo de Liberação
20 dias úteis.

× Agende seu exame