Sinônimos
Anticorpos Anti-neuronais – Receptores NMDA – NR1 e NR2

Amostra biológica
Liquor.

Indicação
Lúpus eritematoso sistêmico, Encefalite difusa, Encefalite límbica paraneoplásica, Neoplasia associada: Teratoma de ovário.

Interpretação
O anticorpo contra o receptor do N-metil-D-aspartato (NMDAR) é um biomarcador de encefatile autoimune. A detecção de anticorpos anti-NMDA é mais sensível em LCR.
Os anticorpos antineuronais foram descritos em pacientes com Lúpus eritematoso sistêmico. Alguns anticorpos antineuronais podem ser gerados a partir de antígenos neuronais liberados no tecido cerebral. Normalmente a barreira hematoencefálica previne o contato direto dos anticorpos antineuronais com o tecido cortical, mas esta barreira pode ser lesada nos locais de microinfartos, permitindo o influxo dos anticorpos séricos. Um mecanismo adicional seria a facilitação do transporte de imunoglobulinas séricas para o liquor devido à presença de isquemia, sem infarto, e dos níveis aumentados de serotonina dos trombos plaquetários.
Este exame é indicado para auxiliar a avaliação de encefalopatia de início súbito de causa não infecciosa ou metabólica, com uma ou mais das seguintes manifestações: estados de confusão mental, psicose, delírio, perda de memória, alucinações, distúrbios do movimento, convulsões e hipoventilação. A Encefalite anti-NMDA é uma forma altamente letal, mas tratável de encefalite auto-imune. É encontrada mais frequentemente em mulheres jovens e associada a teratoma ovariano. O diagnóstico é raro e deve ser considerado em mulheres jovens com quadro clínico de encefalite de início rápido sem outra causa aparente (principalmente quando encefalite por herpes é descartada).

Prazo de Liberação
32 dias úteis.

× Agende seu exame