Sinônimos
Glicoproteína da Mielina de Oligodendrócitos.
Amostra biológica
Liquor ou sangue (soro).
Indicação
MOG é uma glicoproteína (218 aminoácidos, massa molecular 26-28 kDa) que é exclusivamente expressa em oligodendrócitos no sistema nervoso de mamíferos, e é altamente conservada entre as espécies.
Anticorpos MOG foram encontrados em crianças com desmielinização do Sistema Nervoso Central, como: encefalomielite clinicamente disseminada (CIS), Esclerose Múltipla (EM) e outras formas recorrentes de síndromes desmielinizantes, mais frequente do que em adultos. Anticorpos contra o canal de água aquaporina-4 (AQP-4), que são expressos nos astrócitos, são biomarcadores estabelecidos para NMOSD e são detectados em 60% a 90% dos pacientes.
Em 7,4% dos casos, no entanto, anticorpos contra MOG também são produzidos. Em pacientes NMOSD que são anti-AQP-4 negativos, anticorpos MOG ocorrem em 21,1% dos soros. A diferenciação diagnóstica das síndromes desmielinizantes agudas de esclerose múltipla (EM) é decisiva, desde que o tratamento de EM difere fundamentalmente do tratamento de NMO/NMOSD.
Interpretação
Esse autoanticorpo não é encontrado em indivíduos saudáveis.
Um valor positivo para glicoproteína de oligodendrócitos de mielina (MOG) -IgG é consistente com a neuromielite óptica (NMO).
Quando houver suspeita de encefalomielite disseminada aguda (ADEM) e mielite transversa o anti-MOG positivo sugere o diagnóstico.
A identificação de MOG-IgG permite a distinção da NMO e da EM e pode justificar o início da terapia imunossupressora apropriada o mais cedo possível. Isso permite o início precoce e a manutenção da terapia ideal. É recomendado um acompanhamento em 3 a 6 meses, pois a persistência da soropositividade para MOG-IgG prevê um curso recidivante.
O diagnóstico através de testes CBA (células transfectadas), considerando a proteína de comprimento total, conferem maior sensibilidade ao teste.
Prazo de Liberação
2 dias úteis.